Kisti Noem constrói alianças com governos latino-americanos contra organizações criminosas 

A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, deve visitar o Centro de Confinamento de Terroristas de El Salvador na próxima semana. (Getty Images / nayibbukele via X)

Sem ‘MIMIMI’, a mensagem da Secretaria da Segurança Interna Americana, deixa claro que criminosos e invasores serão tratados com mão de ferro, sem atenuantes nem privilégios. A viagem de Noem enviará uma mensagem inequívoca aos criminosos, diz o Departamento de Segurança Interna – DHS.

A Secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos (posto equivalente a de ministra) Kristi Noem visitará esta semana vários pontos na América Central, incluindo o Centro de Confinamento de Terrorismo de El Salvador, onde centenas de criminosos migrantes foram deportados na semana passada, conforme Andrea Margolis e Emma Colton da Foz News.

No domingo, a Secretária Assistente de Relações Públicas do DHS, Tricia McLaughlin, disse que a viagem de Noem “ressalta a importância de nossos países parceiros para ajudar a remover estrangeiros ilegais criminosos violentos dos EUA”.

“O presidente Trump e a secretária Noem têm uma mensagem clara para estrangeiros criminosos que consideram entrar ilegalmente na América: nem pensem nisso”, disse McLaughlin. “Se vocês vierem ao nosso país e quebrarem nossas leis, nós os caçaremos e os trancaremos.”

A visita de Noem começará com uma parada no Centro de Confinamento Terrorista em 26 de março, que ela visitará com o Ministro da Justiça salvadorenho, Héctor Gustavo Villatoro. A Ministra do governo Trump se encontrará com o Presidente Nayib Bukele mais tarde naquele dia.

Em 27 de março, Noem planeja visitar a Colômbia para se encontrar com o Presidente Gustavo Petro e o grupo especializado da Polícia Nacional Colombiana (CNP) voltado para o combate ao crime organizado. A ex-governadora de Dakota do Sul encerrará sua viagem no México em 28 de março, onde se reunirá com a presidente mexicana Claudia Sheinbaum.

Assista aqui o video da Fox News

https://www.foxnews.com/politics/noem-visit-el-salvador-prison-took-hundred-deported-criminals-clear-message.amp

A visita acontecerá mais de uma semana depois que El Salvador divulgou imagens cruas de centenas de estrangeiros ilegais sendo deportados e presos em celas no último fim de semana. O vídeo mostrou os supostos membros de gangues com as cabeças nas mãos, enquanto autoridades salvadorenhas fortemente armadas os cercavam e os transportavam para as instalações, um por um.

Um alto funcionário do governo Trump confirmou à Fox News que um total de 261 estrangeiros ilegais foram deportados para El Salvador em 15 de março. A maioria deles foi deportada por meio do Alien Enemies Act de 1798, que permite a expulsão de nativos e cidadãos de uma nação inimiga sem uma audiência.

101 dos migrantes eram venezuelanos removidos pelo Título 8, enquanto outros 21 eram membros de gangues salvadorenhas da MS-13, acrescentou o funcionário. Dois eram líderes da MS-13 e “casos especiais” para El Salvador.

Leave a Reply

Your email address will not be published.