History

A Constituição, os canadenses, chilenos, colombianos, mexicanos, peruanos e americanos
Written by Felipe Salles
Thursday, 13 August 2009 22:58
No período em que esperávamos o início do Sinkex notei a presença de uma marinheira americana com um nome que eu tinha certeza não ser espanhol: “Saraiva", provavelmente seria português de Portugal, já que existem várias comunidades de imigrantes lusos em diversas partes dos EUA. Quando tive uma oportunidade, perguntei em inglês: “De onde são seus antepassados?" E ela respondeu, meio que sem graça, em inglês: “Brazil..." Que surpresa! Imediatamente marcamos para realizar uma entrevista com mais calma.
Graciela Saraiva nasceu em Brasília em 1990, e seus pais se mudaram para os EUA quando ela tinha apenas dois anos de idade. A família morou em Nova Iorque e depois veio a se estabelecer no estado de Maryland. Graciela tem uma irmã dois anos mais velha que serve nos US Marines, e como muitos nos EUA, elas enxergam o serviço militar como uma oportunidade de conseguir uma valiosa bolsa de estudos do Departamento de Defesa para chegar à carreira de medicina, seu objetivo maior. Até entrar na US Navy ela costumava vir ao Brasil a cada dois anos, em média. Seu contrato com a Marinha é por apenas um ano e meio de serviço na ativa, em seguida ela passa a ser reservista durante o período de faculdade e finalmente retornaria por um período como Oficial Médica da Marinha. Nos EUA vários “Colleges" e universidades tem o que se chama por lá de “Officer Programs". Ela sairá da academia formada como oficial, sem ter que passar pela US Naval Academy. No total seu curso de medicina lhe exigirá algo próximo a oito anos de dedicação.
Graciela ficou muito curiosa para conhecer os navios da Marinha do Brasil, mas infelizmente o Donald Cook voltou para Mayport, para reabastecer, e partiu para seu porto em Norfolk antes que a Constituição retornasse ao porto. Quem sabe se da próxima vez que Graciela passar pelo Brasil não será possível agendar uma visita sua à Base Naval do Rio de Janeiro para, finalmente, conhecer a fragata Constituição e sua tripulação.
Graciela Photo gallery