Benjamim no Lincoln Memorial
IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASIL

Biografía - Um Personagem Para A História
A mais justa e completa homenagem se faz em vida, gratificando aqueles que indubitavelmente cumprem sua missão orientados por valores que dignificam a própria humanidade. Benjamim Falchetto é um desses personagens que continua escrevendo sua história com letras luzentes na vida exemplar e singela.
Amigo e companheiro, alimenta a chama do estímulo às gerações futuras; pelo esforço e talento com que se projeta em seu tempo sob a égide da simplicidade e honradez que caracteriza o homem do campo, e a postura sábia nivelada com legitimidade aos grandes homens como o estadista, lavrador e ex-presidente americano Abraham Lincoln, cujo monumento visitou na cidade de Washington D.C. no rigoroso inverno de 2004.
Em 1890, antecipando-se aos tempos conturbados que mergulhariam a Europa em sombras, a Família Falchetto imigrava da Itália ao Brasil para a inóspita região sul do estado do Espírito Santo, onde, como fruto do sacrifício, aqueles pioneiros construíram uma rústica morada no alto das montanhas que impuseram o desafio de serem cultivadas. Naquele rincão da pátria nasceu Benjamim no ano de 1927, aconchegado entre os colonos pioneiros que labutavam naquelas paragens, empreendedores e ativos, contrariando os céticos que não acreditavam que a atividade agrícola daria certo naqueles morros isolados, e a desenvolveram com o suor num exercício de abnegação e fé.
Amigo, chefe de família, avô querido, regente, poeta, compositor, abnegado líder religioso e comunitário, defensor ambiental, empresário criativo e honrado, vereador atuante por três legislaturas, prefeito dinâmico, ético e trabalhador, pautou sua atuação acima de pragmatismo de natureza política ou ideológica, contribuindo inegavelmente para o desenvolvimento de Conceição do Castelo e posteriormente no distrito de Venda Nova do Imigrante, transformado em Município do qual foi partícipe ativo no ciclo de desenvolvimento responsável pelos avanços no plano econômico-social e elevada renda per capita conforme os índices nacionais.
A participação nas festividades em todo município sempre fizeram parte da vida deste brasileiro, para orgulho e satisfação daqueles que testemunham sua incansável dedicação às questões da comunidade e às discussões de seus problemas no exercício pleno da cidadania, na priorização dos interesses coletivos em detrimento dos interesses pessoais, num exercício vocacional de liderança política em plenitude que, apesar das limitações impostas pela escassez de recursos financeiros, não o livraram do consagrador reconhecimento popular que o reconduziu ao mandato de vereador aos 88 anos, legando exemplo de austeridade, honestidade e honradez, cada vez mais raros no âmbito do poder público. Para ele, somente um processo educativo sério poderá orientar as elites governantes com as ferramentas da honestidade para erradicar a pobreza e criar mais oportunidades de trabalho.
No ocaso da jornada persiste no aperfeiçoamento, tendo o marco do sagrado respeito com que trata indistintamente amigos ou desconhecidos, aliados ou adversários políticos, à luz de uma visão conciliadora pautada na promoção de convergências e circunscrição de divergências que dificultam o encontro de soluções razoáveis aos grandes desafios do presente.
Com inabalável consciência de gratidão à pátria que lhe serviu de berço, teve ao lado a figura de sua abnegada, virtuosa e hoje saudosa esposa, Edilia Sossai Falchetto, Benjamim segue sua senda despojado de vaidade, na conclusão se seu projeto existencial cujo legado haverá de permanecer por tempos imemoráveis como ilibado exemplo da luta de um homem simples e seus ideais em prol da fraternidade, do trabalho e da Justiça, para orgulho e norteamento das gerações vindouras.
Fonte: Samuel Saraiva - Ex-Membro do National Press Club de Washington DC - EUA